A melhor fruta para limpar o fígado e que pode até regenerar suas células
- bitencourtludy
- 24 de ago.
- 3 min de leitura

@Shutterstock Foto: Minha Vida
O fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, mas nem sempre damos a devida atenção a ele. Responsável por funções vitais, como a filtragem de toxinas, o metabolismo das gorduras e a produção de proteínas, sua saúde pode ser facilmente comprometida por maus hábitos alimentares, excesso de álcool e até pela poluição.
A natureza oferece aliados poderosos para manter esse órgão funcionando bem. Entre diversas frutas com benefícios comprovados, existe uma que se destaca não só pela sua ação protetora, mas também pela capacidade de regenerar as células do fígado: a romã.
Frutas que fazem bem ao fígado
Algumas frutas já são conhecidas por ajudar na saúde hepática. Os cítricos, como laranja, limão e toranja, são ricos em vitamina C, um antioxidante que combate os radicais livres que prejudicam as células do fígado.
A maçã também merece destaque, graças à pectina — uma fibra solúvel que auxilia na eliminação de toxinas e metais pesados, evitando a sobrecarga do órgão e prevenindo o acúmulo de gordura.
Outro grupo poderoso são as frutas vermelhas, como morango, mirtilo e framboesa. Elas contêm flavonoides e fitoesteróis, compostos com ação anti-inflamatória e desintoxicante, que ajudam a proteger o fígado contra inflamações.
Romã é a melhor para a saúde do fígado, segundo especialista
Apesar dos benefícios de várias frutas, a romã é considerada a mais potente quando o assunto é proteção e regeneração hepática. Rica em antioxidantes, como ácido elágico e polifenóis, a fruta tem ação hepatoprotetora comprovada e pode até auxiliar na regeneração das células do fígado.
Segundo a nutricionista Cátia Medeiros, em um artigo anterior ao MinhaVida, a romã é um verdadeiro superalimento: “A romã é uma fruta nutritiva e saudável que deve ser consumida em qualquer ocasião. Isso porque a fruta é rica em vitaminas B, C, K, fibras, ácido fólico, polifenóis, antioxidantes e anti-inflamatórios.”
Além da saúde do fígado, a romã também vem sendo estudada por seu papel na prevenção de certos tipos de câncer, como mama e próstata. Um estudo publicado na Nature Communications mostrou que pessoas que consomem a fruta de forma moderada têm menor risco de morrer dessas doenças.“O consumo da romã pode interferir tanto na ocorrência quanto no processo de desenvolvimento de tumores em diversas etapas: no processo inflamatório, angiogênese, apoptose e proliferação e invasão celular”, explica a especialista.
Ainda de acordo com Cátia, a ingestão diária de cerca de 200 ml do suco de romã pode retardar o aumento do PSA (Antígeno Prostático Específico), marcador do câncer de próstata. Já o extrato da fruta mostrou potencial para inibir a multiplicação das células do câncer de mama.
Dicas para incluir a romã na alimentação
Para aproveitar todos os benefícios, a romã pode ser consumida de formas variadas:
In natura: as sementes podem ser comidas puras ou adicionadas a saladas, iogurtes e smoothies.
Suco natural: é uma ótima maneira de absorver seus antioxidantes — só evite versões industrializadas com açúcar.
Chá da casca: a casca também é rica em compostos benéficos e pode ser usada para preparar chás antioxidantes.
Apesar de seus pontos positivos, é importante consumir a fruta com moderação. Pessoas que usam medicamentos anticoagulantes precisam ter cautela, já que a romã pode potencializar seus efeitos. Além disso, quem tem estômago sensível pode sentir desconforto devido à sua alta concentração de compostos adstringentes.
FONTE: www.minhavida.com.br








