top of page

“Faxinaço” previne contra disseminação de arboviroses

  • bitencourtludy
  • 28 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

A Prefeitura Municipal de Alagoinhas promoveu, nesta quinta-feira, 27, um “faxinaço” como parte de uma mobilização no combate às arboviroses no município. A ação contou com a participação de oito agentes de limpeza da Secretaria de Manutenção (Seman) e de sete agentes de combate às endemias. A equipe contou com o suporte de uma retroescavadeira, uma caçamba e um caminhão para a remoção de inservíveis das vias.

ree

Durante toda a semana, a Secretaria Municipal de Saúde realizou diversas atividades em alusão à Semana Municipal de Combate às Arboviroses, visando à prevenção e ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya.

O objetivo do evento foi conscientizar a população sobre o impacto do lixo urbano e do descarte irregular de resíduos na proliferação do mosquito. O faxinaço se concentrou nas localidades de Nulce Pereira, Parque Imaculada Conceição ate às margens da linha férrea na Santa Terezinha.

ree

“Identificamos alguns pontos críticos e decidimos coletar materiais inservíveis e tudo o que for descartado irregularmente reduzindo o risco de proliferação do mosquito”, explica João Teixeira, gerente de Endemias da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

ree

Segundo ele, os agentes realizaram visitas domiciliares em toda a região onde ocorreu a ação. “Temos muitos terrenos e áreas de vegetação onde há grande descarte irregular de lixo. Essa ação tem como objetivo eliminar focos do Aedes nesses locais, que podem acumular água e favorecer a reprodução do mosquito”, ressalta João.

ree
ree


FOTOS: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

CRÉDITOS: Secom - Prefeitura de Alagoinhas

 
 
bottom of page