top of page

Isopor é reciclável? Onde jogar? Entenda como fazer o descarte do material

  • bitencourtludy
  • 27 de ago.
  • 2 min de leitura
ree

Isopor é composto por ar e por EPS

Foto: Senez/Getty Images


Você sabe quando um material é reciclável ou não? Não estamos falando apenas das latinhas, dos plásticos e dos papéis, que não deixam dúvidas de que o destino adequado é a lata de lixo reciclável. Mas e o isopor: qual é o descarte indicado? A questão é sempre envolvida por muitas dúvidas, não à toa é possível ver o material depositado na lixeira errada. 


Vale destacar que apenas 58,5% dos resíduos sólidos urbanos gerados em 2023 foram encaminhados para destinação ambiental adequada, segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) em dezembro de 2024. De acordo com o estudo, 41,5% do que foi descartado pelos brasileiros e encaminhado para disposição final tiveram destinação inadequada, como os lixões, que receberam 35,5% dos resíduos gerados no País.


Para evitar o descarte inadequado do isopor, veja abaixo tudo o que é preciso saber sobre o material. 


O isopor é reciclável?

Sim, o isopor é um material reciclável, e a explicação está na sua própria composição. Conhecido internacionalmente como EPS, sigla para Poliestireno Expandido, o material nada mais é do que um plástico derivado do petróleo expandido com ar. Embora seja composto majoritariamente por ar -- 98% da sua composição--, tem 2% de polímero, o que o torna um material plástico. 


Portanto, o isopor --ainda que bastante volumoso-- deve ter o mesmo destino de um canudo de plástico ou qualquer outro objeto de plástico. De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o material não é biodegradável e leva cerca de 400 anos para se decompor na natureza.

ree

Embalagens de isopor podem ser recicladas

Foto: Wokephoto17/Getty Images


Como deve ser feito o descarte do isopor?


Para fazer o descarte correto do isopor, é preciso limpá-lo. Isso porque a presença de substâncias como resíduos de comida ou outros produtos pode impossibilitar o processo de reciclagem do material. Mas não precisa fazer o uso de água e sabão. Basta remover o excesso de sujeira, usando um guardanapo. E, se for usar água, opte por água reaproveitada, como a da louça, por exemplo.


Quebrá-lo em pedaços também facilita o armazenamento, bem como o transporte de quem realiza a coleta.


Qual é o processo da reciclagem do isopor? 

O processo de reciclagem desse tipo de material envolve a coleta, a limpeza, a trituração e, em alguns casos, o derretimento do material, que pode ser transformado em outros produtos, incluindo novos objetos de plástico, materiais de construção, embalagens, isolamento térmico e acústico, artesanato e até mesmo energia.


Iniciativas de circularidade, reciclando e reaproveitando matérias primas para minimizar a extração de novos componentes e reduzir o desperdício, é um dos desafios mais essenciais e estratégicos que precisamos enfrentar para a construção de um futuro mais sustentável. Reflita sobre essa e outras questões do nosso tempo no Encontro Futuro Vivo, dia 26 de agosto, com transmissão ao vivo pelo Terra. Acesse encontrofuturovivo.com.br e inscreva-se.

ree

Reciclagem do isopor é possível, mas exige cuidados

Foto: Mindful Media/Getty Images



FONTE: Futuro Vivo

 
 
bottom of page