Terremoto de magnitude 6,0 deixa mais de 800 mortos no Afeganistão
- bitencourtludy
- 1 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de set.

Soldados talebãs carregam corpos de vítimas do terremoto de magnitude 6,0 em aeroporto em Jalalabad, no Afeganistão, em 1º de setembro de 2025. — Foto: REUTERS/Stringer
Um terremoto de magnitude 6,0 atingiu o Afeganistão no domingo (31) e deixou mais de 800 mortos e cerca de 2,8 mil feridos, segundo o governo afegão. Equipes de resgate buscam vítimas do tremor nesta segunda-feira (1º).
“O número de mortos e feridos é alto, mas como a área é de difícil acesso, nossas equipes ainda estão no local”, afirmou em comunicado o porta-voz do ministério da Saúde, Sharafat Zaman.
Centenas de feridos foram levados ao hospital, afirmou o chefe de informações local. Equipes de resgate vasculhavam os escombros das casas em busca de sobreviventes.
O terremoto de magnitude 6,0 ocorreu no leste do país, a cerca de 130 km da capital Cabul, e teve uma profundidade de 8 km —considerado muito próximo à superfície—, o que destruiu casas de barro e pedra na fronteira com a região de Khyber Pakhtunkhwa, no Paquistão, disseram autoridades.
O tremor inicial foi seguido por outros cinco terremotos secundários, cujas magnitudes variaram entre 4,3 e 5,2, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
Os tremores atingiram a província de Kunar, que tem histórico de terremotos e enchentes. Segundo o governo, o local é remoto e difícil de realizar buscas.
O Afeganistão é propenso a terremotos mortais, especialmente na cordilheira Hindu Kush, onde as placas tectônicas da Índia e da Eurásia se encontram. Uma série de terremotos no oeste do país matou mais de 1.000 pessoas no ano passado.

Terremoto no Afeganistão deixa mortos e feridos — Foto: Reprodução/AP

Terremoto atinge o Afeganistão e deixa mortos e feridos — Foto: Reprodução/USGS

Afegãos doam sangue para as vítimas de um terremoto que matou centenas de pessoas e destruiu diversas aldeias no leste do Afeganistão, no Hospital Regional de Nangarhar, em Nangarhar, segunda-feira, 1º de setembro de 2025. — Foto: Ministério da Saúde Pública do Afeganistão via AP

Pessoas são resgatadas após terremoto no Afeganistão — Foto: Reprodução/Reuters
FONTE: www.g1.globo.com








