Vetados só na Uber? Quais são os carros permitidos pelos apps rivais
- 22 de out. de 2025
- 2 min de leitura

Novas regras da Uber tornaram-na menos permissiva que a 99
FOTO: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
Na semana passada, a Uber irritou alguns de seus motoristas ao atualizar as regras para carros aceitos no Black — a categoria mais cara do aplicativo. Entre os veículos que não poderão mais ser utilizados no serviço premium estão Renault Kardian, Citroën Basalt, Hyundai Kona Hybrid, Peugeot e-2008 e Caoa Chery Tiggo 3X.
Ter regras para definir carros em suas categorias premium não é exclusividade da Uber. Empresas como 99 e inDrive também adotam normas, mas com menos restrições.
Requisitos da 99
Principal concorrente da Uber no Brasil, a 99 adota requisitos similares nos quesitos básicos para motoristas de aplicativo. Entretanto, sua lista é mais permissiva.
Carros com ar-condicionado e quatro portas são padrão mínimo até no 99Pop (a categoria básica da 99). A exigência de ano/modelo, por vez, segue as regulamentações locais: em São Paulo, por exemplo, vale a regra geral de idade máxima veicular de 10 anos imposta pela prefeitura.
Não há restrição de cor dos veículos na 99 — diferentemente dos tons "executivos" obrigatórios no Uber Black. Por isso, a lista de modelos aceitos tende a ser mais ampla, incluindo compactos que no concorrente não teriam vez.
Para motoristas que queiram atuar na categoria superior da 99 (o 99 Comfort) as exigências também lembram as do Uber Black. É preciso ter boa avaliação (geralmente de 4,5 a 4,8) e já ter completado pelo menos 100 corridas no 99Pop antes de ingressar no Comfort.
A lista de modelos aceitos é extensa, e varia conforme a cidade. Em consultas feitas por UOL Carros, constatou-se que o 99 Comfort tolera modelos recém-excluídos do Uber Black: Citroën Basalt e Renault Kardian, entre outros.
inDrive foca no básico
Já a inDrive, conhecida por permitir negociação de preços entre passageiros e motoristas, possui regras mais simples de entrada. Para ser motorista no app, basta ter um carro em bom estado com até cerca de 10 anos de fabricação (o limite exato depende da cidade). O veículo deve ser equipado com quatro portas, cinco lugares e ar-condicionado em funcionamento.
A inDrive não segmenta seus serviços em categorias premium. Assim não há equivalente a um "Black", nem imposição de cor ou modelo de veículo além do básico. Qualquer veículo dentro dos critérios gerais pode rodar e o passageiro escolhe o motorista pelo perfil e preço ofertado.
Por isso, a inDrive também não exige experiência prévia em corridas nem uma nota mínima tão elevada para começar a dirigir. O app, todavia, mantém um sistema de avaliações e pode desativar condutores com muitas reclamações ou carro inadequado.
A proposta da empresa é justamente oferecer viagens mais econômicas e flexíveis, abrindo espaço para veículos populares, como Volkswagen Gol, Fiat Uno e outros que, na concorrência, só se adequam à categoria mais básica.
Motoristas da Uber na bronca
Nas redes sociais, houve quem reclamasse da mudança que vale a partir de 2026, prejudicando quem adquiriu, pensando no Uber Black, carros agora removidos da lista.
Também houve questionamentos acerca de uma aparente falta de critério, permitindo, por exemplo, que um Renault Duster 2023 permaneça no Black ao passo que um Peugeot e-2008 modelo 2026 está fora.
FONTE: uol.com.br








